Teradek User Guide

Guia de instalação rápida Prism Mobile

Updated on

O Prism Mobile é o codificador de vídeo de câmera traseira habilitado para LTE mais leve do mercado. Com um I/O flexível e compacto e um design low-SWAP, o Prism Mobile facilmente se encaixa em qualquer fluxo de trabalho.  Prism Mobile oferece uma transmissão de vídeo 4K 10-bit HDR integrada à ligação de rede LTE para uma cobertura ao vivo de qualquer local.  Prism Mobile foi desenhado para se ajustar perfeitamente atrás do seu ENG, ou da sua câmera profissional ou para ser colocado diretamente sobre uma mesa. Prism Mobile pode codificar vídeos de até 4Kp60 com uma esplêndida 10-bit 4:2:2 fidelidade de imagem emparelhada com Stereo ou com 5.1 som surround. A plataforma Prisma suporta muitos protocolos de streaming comuns como MPE-G-TS, RTSP/RTP, RTMPS, e SRT, e pode ser conectada à Plataforma Teradek’s Core Cloud para maior flexibilidade.

ÍNDICE

COMPONENTES FÍSICOS

O QUE ESTÁ INCLUÍDO

  • 1x Codificador Prism Mobile
  • 1x Conector 2 pinos para adaptador 30W AC (Int)- Cabo 6ft.
  • 4x Antenas SMA (macho)
  • 4x Antenas SMA alta performance (macho)
  • 2x Suportes de cartão SIM

LIGAR E CONECTAR

  1. Ligue a sua fonte de vídeo, e em seguida conecte a entrada de vídeo HDMI ou SDI ao conector de entrada do Prism Mobile (J).
  2. Conecte quatro antenas aos conectores SMA (C). NOTA: O Prism Mobile usa apenas antenas SMA. As antenas Wi-Fi padrão (RP-SMA) não são compatíveis e não funcionarão com o Prism Mobile.
  3. Conecte a energia ao Prism Mobile usando o adaptador A/C incluído ou, se equipado com acessórios de placa de bateria, conecte uma bateria compatível (Gold ou V-mount).
  4. Coloque o botão on/off  (L) na posição ON.
  5. Insira um cartão SIM (dois por Node II) em um dos slots de cartão SIM do Prism Mobile. NOTE: O Prism Mobile está equipado com dois modems internos (A e B). Cada modem suporta dois cartões SIM (A1/A2, B1/B2). Para usar os dois modems juntos, insira um cartão SIM em um dos slots SIM de cada modem (A1 + B1).
  6. Se o cartão SIM não for detectado, conecte seu computador à rede AP do Prism (consulte Conectar a uma rede WiFi), e digite o endereço IP padrão 172.16.1.1 na barra de navegação para acessar a interface de usuário web e configurar o modem interno do menu Network.

MANUSEIO DO BOTÃO MENU (A)
Use o botão Menu do Prism Mobile para navegar pelas telas de status.
Pressione o botão: Percorra as telas de status.

MANUSEIO DA TECLA DE NAVEGAÇÃO (C) Use a tecla de navegação para alternar entre as telas de status e/ou alternar suas configurações ajustáveis.
Pressione para cima ou para baixo: Percorra as telas de status e navegue pelos menus.
Pressione Avançar: Edite as configurações ajustáveis do Prism Mobile.

  • Tela principal: Exibe as configurações de transmissão atuais e resolução
  • Tela WiFi: Exibe a rede WiFi atual e permite alternar do modo AP para o modo Cliente
  • Telas Ethernet (1 e 2): Exibe a rede WiFi atual e permite alternar do modo DHCP para o modo Estático
  • Telas Modem (A e B): Exibe o nome da operadora e permite trocar de cartão SIM
  • Versão do firmware: Exibe o nome do dispositivo e a versão do firmware. Segure para restaurar para as configurações de fábrica.
  • Tela de gravação: Segure para habilitar ou desabilitar a função de gravação
  • Tela de status do codificador/vídeo: exibe a entrada de vídeo, o modo do codificador e a resolução atual. Segure para mudar o modo do codificador.
  • Tela de taxa de bits: Exibe a taxa de bits atual. Pressione para editar as configurações de taxa de bits.
  • Tela do modo de transmissão: Entrar ao vivo/Iniciar a transmissão
  • Tela de entrada de áudio: Exibe a taxa de bits de áudio atual. Pressione para alternar entre Integrado, Analógico ou Misto

FICAR ONLINE

Conectar à rede Wi-Fi

O Prism Mobile oferece suporte para dois modos sem fio (Wi-Fi): Modo Ponto de Acesso (AP) (modo padrão para conectar vários dispositivos celulares para aumentar a largura de banda e conectar-se diretamente ao Prism Mobile) e Modo Cliente (para operação Wi-Fi normal e conexão com seu roteador local). Use o botão menu do painel frontal e a tecla de navegação para alternar entre o modo Wi-Fi ou uma rede diferente.

  1. Pressione o botão menu para navegar até a tela de status do Wi-Fi e alterne para o Modo Cliente.
  2. Pressione a tecla do menu duas vezes na direção indicada e, em seguida, pressione e segure a tecla do menu para alternar para o Modo Cliente.
  3. Pressione e segure a tecla do menu na direção indicada para procurar redes Wi-Fi disponíveis.
  4. Selecione uma rede disponível e digite a senha. Uma vez conectado, o visor listará a rede e o endereço IP correspondente.

Conectar via Ethernet

  1. Conecte uma ou ambas as portas Ethernet do Prism Mobile a um switch ou roteador Ethernet.
  2. Pressione o botão menu ou a tecla de navegação para navegar até a tela Ethernet 1 ou 2 e obter o endereço IP.
  3. Insira o endereço IP na barra de navegação do seu navegador para acessar a interface de usuário da web.

Conectando ao Core

O Prism Mobile pode ser acessado, configurado e controlado remotamente usando o serviço de gerenciamento e roteamento Core Cloud da Teradek. Com o Core, você pode:

•  Utilizar várias conexões de Internet, aumentando a largura de banda e a confiabilidade de sua transmissão.
•  Controlar remotamente codificadores, decodificadores e sistemas de ligação da Teradek de qualquer lugar do mundo.
•  Transmitir para diversos destinos. 

Visite https://corecloud.tv para saber mais. 

Conectar o Prism Mobile ao Core

1. Na interface do usuário da web, selecione “Cloud Services” e clique na aba “Link this Device” na seção “Core”. 

2. Logar no Core: insira suas credenciais para vincular o Prism à sua conta do Core e clique em Avançar (Next).
Vincular com Código: Copie o código de autorização gerado para o seu Prism e siga as instruções fornecidas.

3. Depois que uma conexão for estabelecida e seu Prism Mobile estiver listado em “Sources”, você poderá conectar o Prism Mobile a um servidor usando o painel do Core.

Conectar a um servidor

1. Na aba Sources, selecione seu Prism Mobile clicando no nome do dispositivo.


2. Clique na aba “Connect video to Core” e selecione Streaming Server (Helios). Se você não configurou um servidor para sua conta Core, revise este tutorial para obter as etapas sobre como iniciar um novo servidor.


3. Selecione um servidor e clique em Connect to a server.


4. Em Connected Stream em Encoder Details, clique em + Link Destination para conectar canais ou decodificadores para quais transmitir.

Conectar via Modem de Celular

  1. Insira um cartão SIM (dois por Node II) em um dos slots de cartão SIM do Prism Mobile. Além disso, você pode conectar um modem externo à porta Prism Mobile USB (G) usando um cabo conector de 5 pinos para USB. O painel frontal indicará que o cartão SIM e o(s) modem(s) foram detectados e conectados à operadora.
  2. Se o cartão SIM não for detectado, conecte seu computador à rede AP do Prism (consulte Conectar a uma rede WiFi) e digite o endereço IP padrão 172.16.1.1 na barra de navegação para acessar a interface do usuário da web e configurar o modem interno do menu Network.

Configurar cartões SIM

1. Navegue até o menu Network e selecione o Modem correspondente.


2.  Selecione o slot com o SIM que você usará (Slot 1 ou Slot 2). NOTA: Os SIMs da maioria das operadoras se conectarão automaticamente, sem necessidade de configuração adicional. A configuração adicional só é necessária quando você precisa inserir um APN, PIN ou algum tipo de autenticação.

O Node II suporta a grande parte dos provedores de cartões SIM e podem operar na maioria das bandas LTE/4G/3G. Com slot duplo de SIM, você pode alternar de um provedor para o outro sem a necessidade de desligar o Node II. Apenas um cartão SIM pode ser usado por vez.

3. Se estiver usando cartões SIM Telna: Digite altanwifi (para cartões SIM Telna destinados ao uso nos Estados Unidos) ou internet (para cartões SIM Telna destinados ao uso na Europa) no campo APN do slot selecionado (Slot 1 ou 2). Certifique-se de que o método de autenticação esteja definido como Automático.

Se estiver usando cartões SIM Teradek Data: Clique na caixa de seleção Teradek Data e selecione Native ou Multi- Carrier. Para Multi-Carrier, selecione uma das redes disponíveis.

APLICATIVO PRISM

O aplicativo Prism permite que você configure todas as configurações do Prism Mobile remotamente enquanto monitora o destino da transmissão, a taxa de bit, o status da conexão e a resolução para garantir que você mantenha uma transmissão estável. O aplicativo Prism está disponível para aparelhos iOS.

TELA PRINCIPAL
• Tela principal
- Exibe a visualização, o destino da transmissão, as taxas de bits de áudio e vídeo e a resolução da sua transmissão ao vivo.
• Vincular/desvincular dispositivo iOS - Toque na guia Vincular/desvincular iOS para ativar/desativar o uso dos dados do seu telefone celular como uma conexão com a Internet.

• Iniciar gravação - Toque na guia Gravação para ativar/desativar a gravação. NOTA: No menu Configurações, a gravação deve ser habilitada e uma opção de armazenamento de mídia deve ser selecionada.

ESTATÍSTICAS
Toque no botão Stats na parte superior da tela para exibir o número de série do Prism, taxas de bits de áudio e vídeo atuais, tempo de execução, status de gravação, endereço IP e rede.

CONFIGURAÇÕES
Toque no botão Configurações (Settings) para configurar as seguintes opções:
•  Streaming - Configure seu método e destino de streaming
•  Gravação (Recording)  - Ative a gravação e selecione uma opção de armazenamento de mídia.
•  Entrada/codificação (Input/Encoding) - Ajuste as configurações de entrada de vídeo, áudio e sobreposição.
•  Serviços de nuvem (Cloud Services) - Selecione um serviço de nuvem (Core, Frame.io, PIX ou Sony Ci) para fazer login.
•  Rede (Network) - Escolha um método de conexão com a Internet.
•  Sistema (System) - Visualize o modelo e o número de série do seu dispositivo ou renomeie o Prism.

GRAVAÇÃO

Os codificadores Prism Mobile suportam a gravação em um cartão SD ou disco rígido USB externo. Cada gravação é salva com a mesma resolução e taxa de bits definida no menu Entrada / Codificação.

1. Insira um cartão SD compatível ou uma unidade no slot correspondente.

2. Entre no menu Gravação (Recording) e selecione Ativado (Enabled).

3. Crie um nome para a gravação, selecione um formato e ative a gravação automática (Auto-Record) (opcional).

CONSIDERAÇÕES SOBRE A GRAVAÇÃO

  • As gravações são iniciadas manualmente ou automaticamente. Se o Auto-Record está habilitado nas configurações de gravação (Recording Settings), uma nova gravação será criada quando a transmissão se iniciar. 
  • Para melhores resultados, use cartões SD classe 6 ou acima. 
  • A mídia deve ser formatada usando FAT32 ou exFAT. 
  • Se a transmissão for interrompida por razões de conectividade, a gravação continuará.
  • Novas gravações são automaticamente iniciadas depois que o limite de tamanho de arquivo é alcançado.

OUTROS RECURSOS

Previous Articles Prism Mobile Backpack Quick Start Guide
Next Articles Prism Flex Mk II Quick Start Guide (2024)